Quer saber qual a melhor garantia de locação? Entenda o que é e como funcionam o caução, seguro-fiança e fiador.
Antes de alugar um imóvel, seje ele uma casa ou apartamento, uma das principais dúvidas entre inquilinos e proprietários é acerca da garantia de locação. Afinal, do que se trata a garantia de locação? A quem ela serve?
As principais existentes no mercado, com certeza, você já ouviu falar: são o caução, o seguro-fiança e fiador. É claro que todas elas apresentam suas vantagens e desvantagens e, compreendê-las a fundo é o ideal antes de optar entre uma ou outra.
Assim, para poder ajudá-lo a compreender melhor cada uma dessas garantias de locação, no artigo de hoje trazemos informações importantes que o auxiliarão na melhor escolha.
Aqui você encontrará a definição de cada uma das principais, além das vantagens e desvantagens atribuídas a elas.
Fique com a gente e confira.
A garantia de locação é prevista pela Lei do Inquilinato e pode ser usado como uma forma de proteção no caso de o inquilino entrar em débitos, deixar o imóvel em condições diferentes da que encontrou, ou algum outro sinistro.
A partir de o locador fica seguro e recebe garantias legais de que será ressarcido em se surgir algum problema.
O que varia no caso, são os tipos de modalidade de garantia para locação, que deve ser determinada de acordo com as necessidades e especificidades de cada contrato.
Agora que você já compreendeu o que é uma garantia de locação e qual o seu papel no contrato de aluguel, apresentamos a seguir 3 das principais garantias existentes. Além disso, você confere também quais são as vantagens e desvantagens de cada uma.
Acompanhe!
O caução é uma forma de garantia de locação na qual o locatário em geral oferece dinheiro, normalmente no valor de 3 alugueis, no momento da assinatura do contrato.
A vantagem dele é que não há necessidade de entrar em contato com uma instituição para adquirir o seguro fiança, por exemplo, ou ter que recorrer a um terceiro como fiador, o que pode gerar situações constrangedoras.
A desvantagem é justamente que o locatário precisa desembolsar um valor muito alto inicialmente, o que pode ser bastante inviável para quem não possui reservas. Porém, caso no término do contrato o imóvel esteja em condições perfeitas e não haja débitos em atraso, o valor é devolvido pelo locador.
Essa é uma boa alternativa para quem não dispõe de um valor alto para usar como caução, ou não pode solicitar a uma pessoa que seja seu fiador.
O seguro-fiança é uma forma de garantia de locação em que o locatário contrata diretamente com uma seguradora. Esse seguro pode cobrir tanto aluguéis não pagos, como possíveis reparos que sejam necessários no imóvel.
Essa geralmente é uma forma mais custosas de garantia, geralmente com contratos de 12 meses que não são restituídos ao final. Porém, uma vantagem é que podem ser parceladas – inclusive em cartões de crédito - em valores mais acessíveis, motivo pelo qual tem se popularizado.
O fiador é a pessoa que assina o contrato como um responsável por assumir os compromissos caso o locatário deixe de cumprir com suas obrigações, como o pagamento dos alugueis ou outros imprevistos.
Nesse caso, há a averiguação do fiador para verficar se ele possui condições e patrimônios capazes de honrar com as obrigações se o locatário falte com elas.
A principal desvantagem do fiador é o constrangimento de solicitar que alguém – geralmente um familiar ou amigo – assuma uma responsabilidade como esta. A vantagem é que você não precisa pagar nada por isso inicialmente, além do seu aluguel.
A verdade é que não há uma resposta certa para estar pergunta. Como você conferiu aqui, cada uma delas apresenta suas próprias vantagens e desvantagens e sua escolha deve ser baseada na que melhor se encaixa às suas condições e objetivos.
No artigo de hoje você pôde conferir mais acerca da importância da garantia de locação para um contrato de aluguel de imóvel e quais as principais existentes no mercado: caução, seguro-fiança e fiador.
Como todas elas apresentam vantagens e desvantagens, você viu que não existe resposta certa para a pergunta sobre qual a melhor entre elas. Vale a pena estar atento a suas prioridades e limitações, pesquisar todas as opções disponíveis e adequá-las ao seu perfil e necessidades.
Desta forma, você tem um aluguel seguro e livre de possíveis dores de cabeça, com a certeza de ter feito a melhor escolha.
Na dúvida, consulte seu corretor de imóveis ou imobiliária e peça que ele o instrua da melhor forma possível.
E se gostou desse artigo, deixe seu comentário a seguir com suas impressões e sugestões para próximos tópicos!
Pensou em apartamentos à venda em Jaraguá do Sul, pensou em imobiliária Mega Empreendimentos!
Confira outras matérias em nosso Blog.