Mais do que encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é importante que ele ofereça qualidade de vida no dia a dia, promovendo conforto, aconchego e bem-estar aos moradores. Nesse sentido, quando falamos em apartamentos, a iluminação natural é um elemento primordial, que engloba todos esses fatores que citamos. Inclusive, mais do que deixar os ambientes bonitos, ela também contribui para nossa saúde, visto que o sol é o principal responsável pela produção de vitamina D.
Vale lembrar ainda que uma casa com boa entrada de luz natural também ajuda na economia de energia elétrica, visto que o uso de luz artificial será reduzido. Contudo, ainda que promova diversos benefícios, muitos não sabem como explorar a incidência nos imóveis. Então, se esse é o seu caso, continue acompanhando o post de hoje e veja 8 dicas para melhorar a iluminação natural em casa.
A primeira dica é uma das que mais impactam a percepção da entrada de luz natural nos ambientes. Afinal, cores claras têm maior capacidade de refletir e irradiar a luz do sol quando comparadas com tons escuros. Sendo assim, prefira paredes brancas e móveis de destaque mais leves, optando por tons vibrantes e escuros somente nos detalhes, como almofadas e quadros. Dessa forma, você consegue manter o equilíbrio e harmonia no local.
Abrir as janelas ao acordar é uma prática que ajuda a propagar a luz natural no imóvel, além de contribuir para que o espaço se torne mais aconchegante. Além disso, uma boa dica é limpar as janelas periodicamente. Isso porque, vidros sem brilho e com impurezas acabam bloqueando o fluxo de luz no ambiente. Nesse sentido, uma vez por mês limpe as janelas e outros vidros da casa com água e produtos específicos para o material.
Utilizar espelhos nos cômodos é uma ótima maneira de passar sensação de amplitude. Mas, mais do que isso, ao ser colocado em frente à janela, ele irá ajudar a refletir a luz no ambiente. Inclusive, essa dica também é válida para vidros e azulejos, assim como móveis com acabamento liso e com brilho, contribuindo para a sensação de claridade. Afinal, quando refletida nesses materiais, a luz alcança mais espaços, podendo até mesmo iluminar outros cômodos.
O modo como os ambientes estão organizados também pode influenciar na iluminação natural, podendo melhorar ou prejudicar. Por exemplo, um apartamento pequeno com muitos móveis e objetos decorativos acaba atrapalhando a passagem de luz entre os cômodos. Sendo assim, evite incluir objetos e móveis em excesso, pois o acúmulo torna os ambientes menores e mais escuros do que realmente são.
Em alguns casos, espaços menores do imóvel, como corredores, banheiros e closets não possuem janelas, o que pode prejudicar a sensação de claridade. Portanto, uma solução para melhorar a incidência de luz natural é instalar uma claraboia. Esse artifício funciona como um tipo de abertura no teto, iluminando ambientes escuros. Além disso, ele também contribui para a ventilação do local, garantindo maior bem-estar.
Quanto mais leve e fluido for o tecido da janela, mais luz sua casa irá receber. Sendo assim, prefira materiais finos para os cômodos, como voil, seda, renda, organza e até mesmo linho. Se for instalar uma cortina blackout no quarto, garanta que ela abra por completo, a fim de manter o ambiente bem iluminado quando não estiver dormindo. Além disso, também é importante optar por cores claras, como gelo, off white, cru, bege e branco.
Tenha em mente que quanto maior o ambiente, mais fácil a luz natural passa por ele. Sendo assim, cômodos integrados são excelentes para quem quer aproveitar a boa luminosidade. É importante entender que, mesmo se possuírem janela, cômodos muito pequenos passam a sensação de serem mais escuros do que realmente são. Portanto, elimine obstáculos para oferecer a devida liberdade aos raios solares.
Por fim, mas não menos importante, muitas pessoas utilizam ar-condicionado e iluminação natural em excesso e acabam se esquecendo de abrir as janelas. Portanto, force a si mesmo a mudar os hábitos, procurando abrir as cortinas e evitar utilizar a luz artificial durante o dia. Afinal, além de bem-estar e benefícios para a saúde com a absorção de vitamina D, você ainda economia energia elétrica.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de aproveitar melhor a entrada de luz natural em sua casa ou apartamento. Lembre-se de considerar todos os pontos que citamos e colocar em prática o que faz sentido para seu imóvel. Mesmo que sejam pequenas mudanças, a diferença será visível, assim como a melhora de sua qualidade de vida e bem-estar no dia a dia.
Pensou em apartamentos em Jaraguá do Sul, pensou em imobiliária Mega Empreendimentos!
Confira outras matérias em nosso Blog.