Nesse artigo você vai entender se vale a pena fazer permuta de imóveis em Jaraguá do Sul, além de entender como funciona e os bens permitidos.
Como o processo de colocar um imóvel à venda é algo na qual será necessária muita paciência, a permuta de imóveis poderá ser uma excelente alternativa.
Dessa maneira, antes de você entender se essa prática é vantajosa ou não, é importante que você conheça como ela funciona.
Confira!
O que é a permuta de imóveis?
Se você deseja por exemplo fazer a permuta de um apartamento em Jaraguá do Sul, é importante que você saiba o que ela significa.
Sendo assim, uma permuta nada mais é que uma maneira de obter outro imóvel, fazendo uma troca dele com outra pessoa ao mesmo tempo.
É possível fazer essa negociação tanto com casas, apartamentos, imóveis comerciais ou até mesmo terrenos sem restrição.
Ela também não faz a exigência de que os valores dos imóveis sejam equivalentes para que a troca possa acontecer.
Sendo assim, é possível que ao fazer a troca, se tenha uma compensação financeira que deve ser acordada entre ambas as partes envolvidas.
Como se trata de um acordo legal, é importante e necessário que essa troca seja feita com toda segurança jurídica necessária.
Dessa maneira a permuta é reconhecida como processo legal, sendo assim preciso que um acordo prévio seja estabelecido por ambas as partes.
Como funciona?
Diferente da venda e da compra, a permuta não é feita através de pagamento em dinheiro, e sim pela troca de bens equivalentes.
Dessa maneira é importante entender que a maioria das permutas não ocorrem com a troca de imóveis do mesmo valor, uma vez que, alguns fatores como localização podem influenciar no valor do imóvel em específico.
Porém nesses casos há uma possibilidade de pagar a diferença através de dinheiro, sendo essa uma alternativa que pode ser aplicada sobre qualquer tipo de imóvel, seja ele casa, lote, imóvel comercial ou até mesmo apartamento.
Um contrato de permuta pode ser feito até mesmo para um lote onde será feita uma construção de um condomínio de casas por exemplo, e esse ser trocado por algumas unidades após a finalização das obras.
É possível realizar a permuta de duas maneiras, sendo elas:
-
Através da troca de um ou de mais bens com um pagamento de um valor adicional para equivaler os valores;
-
Através de um ou mais bens, sendo que os mesmos tenham o mesmo valor de mercado.
O tipo de contrato mais recorrente, sendo que o mesmo possibilita mais chance de que o acordo seja fechado, é o que possibilita o pagamento de um valor em dinheiro.
Dessa maneira, é comum as negociações onde o valor pago seja equivalente a cerca de 50% ou um pouco mais, do valor do imóvel.
Há alguns casos onde o valor equivalente seja muito mais alto que os 50% e nesses casos a possibilidade de fechar o acordo é bem mais difícil.
Bens permitidos
Para saber se você poderá fazer permuta com o bem que possui, é importante entender quais são os que são permitidos nessa negociação.
Sendo assim, um imóvel que poderá entrar em uma negociação de permuta é aquele que é definido como único, podendo envolver tudo que pode ser incorporado a ele.
Sendo assim, há um contrato que poder ser feito e que possibilitará a permuta das seguintes opções:
-
Lote de origem de desmembramento de terreno;
-
Casa e apartamento que estejam para construir ou já concluído;
-
Terreno de loteamento;
-
Terreno comprado com o objetivo de venda sendo esse com ou sem construção;
-
Unidade diferente de incorporações imobiliárias;
Dessa maneira, não é permitido permuta de bens de outros tipos, além de recursos como por exemplo, ações, veículos ou quotas.
Quando vale a pena
É importante que você entenda quando vale a pena fazer uma permuta de um imóvel, sendo algumas situações descritas abaixo:
Dificuldade na venda do imóvel
Quando o dono do imóvel precisa se desfazer do mesmo sendo que a unidade está passando por dificuldades para ser vendido, a permuta poderá ser uma excelente alternativa.
Em alguns momentos onde os preços do setor imobiliário sobem a há uma dificuldade nas vendas, a troca de imóveis com valores semelhantes é uma boa forma de passar o imóvel adiante.
Troca por outro tipo de propriedade
Se você tiver que fazer por exemplo uma troca de um apartamento por uma casa no interior, a permuta poderá ser um negócio bastante vantajoso.
O valor monetário tanto do apartamento, como da casa podem ser o mesmo, porém as necessidades de cada proprietário podem varias, possibilitando assim esse tipo de negociação.
Como foi perguntado no título se vale a pena fazer permuta de imóveis em Jaraguá do Sul, a resposta depende da situação, mas caso a casa for alguma citada acima, a permuta é válida.
Pensou em apartamentos em Jaraguá do Sul, pensou em imobiliária Mega Empreendimentos!
Confira outras matérias em nosso Blog.