A cozinha com certeza é um cômodo importante na sua casa, afinal é lá que você prepara refeições em datas comemorativas ou até mesmo a própria refeição.
Por isso, é interessante dar uma certa atenção para o local em que você se reúne com sua família.
Porém, essa cozinha funcional precisa caber todo mundo e não necessariamente precisa ser um local grande.
Nesse contexto, surge o conceito de cozinha funcional, até porque é na cozinha que passamos a maior parte do nosso dia.
Mas será que você realmente sabe o que é essa cozinha funcional, bem como os seus benefícios? Então, hoje separamos as informações mais relevantes sobre a cozinha funcional que pode te ajudar.
Assim, antes de comprar um imóvel, seja ele uma casa ou um apartamento, certifique-se com seu corretor de imóveis sobre todas as possibilidades de alterações que sua cozinha poderá ou não receber, para torná-la realmente funcional e aproveitar ela ao máximo!
A priori, precisamos explicar o que é a cozinha funcional, e o seu principal significado está atrelado a algo que seja eficaz e útil, advindo do entendimento da palavra “funcional”.
A partir disso, vemos que quando aplicado essa adjetivo ao cômodo da cozinha, isso nos propõe que a cozinha será um local organizado e projetado, de maneira estratégica, a fim de fazer com que as suas tarefas sejam executadas da melhor forma.
O objetivo principal da cozinha funcional então é que você tenha uma cozinha preparada para as suas atividades principais, sem que haja nenhum desconforto ou dificuldade para tal atitude.
Fazer a cozinha funcional pode ter diversas etapas, envolvendo alguns benefícios primordiais, os quais citaremos agora.
Dentre os benefícios da cozinha funcional, podemos citar os seguintes:
- Otimiza a circulação de pessoas e itens da cozinha: esse é o principal benefício da cozinha funcional, pois ao pensar nesse espaço, é necessário ter um lugar planejado para a locomoção de pessoas e os itens precisos. O local não pode atrapalhar os móveis, as pessoas e nem os objetos em si.
Dessa forma, a nossa dica é que tenha uma estação organizada e deixando as mudanças possíveis, pois entendemos que as pessoas vivem arrumando o tempo inteiro a cozinha, reordenando as coisas de lugar.
Com a cozinha funcional, você pode otimizar a circulação de pessoas e itens, fazendo com que você desfrute melhor desse cômodo, facilitando o dia a dia dessa casa ou apartamento.
- Melhora a organização dos itens de cozinha: a cozinha funcional é a opção perfeita para quem deseja um lar mais organizado, sendo prático para a realização de tarefas comuns da rotina diária.
Para iniciar essa arrumação da cozinha funcional, você pode começar com as gavetas ou armários, deixando tudo separado a partir de categorias, definidas com base no seu gosto, afinal não existe uma regra para a cozinha. A cozinha deve estar funcional para você!
Essa organização por categorias vai te ajudar a não perder nenhuma peça importante ou aquelas que não são usadas com muita frequência, então não vai precisar ficar procurando por muito tempo algum item da sua cozinha, sem exigir nenhum esforço.
Para arrumar a cozinha funcional até que pode demorar um certo tempo, então o ideal é que você separe um dia inteiro para fazer isso com calma.
Outra categoria separada pode ser definir quais são os itens mais utilizados daqueles que não são tão usados, então você deixa por perto aquilo usado com frequência.
Uma opção é colocar perto do fogão (ou acima dele) as espátulas, as colheres e alguns outros utensílios, o que facilita o cozimento de alguns alimentos, pois o necessário estará disposto para o que você precisar, no momento exato, evitando com que queime ou estrague a comida.
Essa organização dos itens cria uma sequência lógica na cozinha funcional.
- Design inteligente da cozinha: a cozinha funcional une a praticidade desse cômodo com uma estética linda, com móveis não apenas bonitos, mas também com praticidade.
Uma alternativa é optar sempre por azulejos mais fáceis de limpar, facilitando até mesmo a limpeza diária.
Você pode arrumar da forma que achar melhor a sua cozinha funcional, pois não existe regra, então o que faremos é dar algumas dicas de como iniciar.
Você pode começar por itens que sejam grandes, porque eles ocupam mais espaço, então podem ser mais difíceis de encaixar, como a geladeira, o balcão e o gabinete da pia, depois que vem os itens pequenos.
Organize sempre de forma decrescente para que nenhum móveis fique fora do lugar.
Além disso, as coisas devem ser combinadas da melhor forma, e isso não tem nada a ver com a estética em si, e sim sobre coisas parecidas e organizar tudo visando a praticidade.
Os materiais utilizados devem ser de qualidade, principalmente os pisos e o revestimento, já que a funcionalidade da sua cozinha também diz sobre a limpeza desse cômodo do dia a dia.
Como a cozinha tende a ficar suja, essa organização deverá ocorrer de forma harmônica e prática.
Pensou em apartamentos à venda em Jaraguá do Sul, pensou em imobiliária Mega Empreendimentos!
Confira outras matérias em nosso Blog.