Uma planta baixa é uma ferramenta de planejamento que designers de interiores, construtores profissionais, imobiliárias em Bragança Paulista ou outras cidades, além de agentes imobiliários usam quando desejam projetar ou vender uma nova casa ou propriedade.
As plantas ajudam você a imaginar um espaço e como ele ficará quando a construção ou reformas forem concluídas.
Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre plantas e dicas essenciais de como fazer a planta de uma casa.
O que é uma planta baixa?
Uma planta baixa é um diagrama em escala de uma sala ou edifício visto de cima. A planta baixa pode representar um edifício inteiro, um andar de um edifício ou um único cômodo. Também pode incluir medidas, móveis, eletrodomésticos ou qualquer outra coisa necessária para o propósito do plano.
As plantas são úteis para ajudar a projetar o layout de móveis, sistemas de fiação e muito mais. Eles também são uma ferramenta valiosa para agentes imobiliários e empresas como a empresa Skynet, que ajudam profissionais da área de construção de imóveis.
Ao desenvolver sua própria planta de casa ou área de escritório (ou contratar alguém para fazer isso para você), é essencial saber o que você está procurando em um ambiente de trabalho ou residencial.
Como é feita uma planta?
Uma planta baixa é um desenho gráfico 2D que mostra o layout básico de uma propriedade em escala de uma vista aérea. O desenho mostra a relação entre as salas e como as pessoas se moverão por elas.
As plantas mostram como os diferentes elementos de design podem parecer em um espaço ou apontam para quaisquer falhas potenciais no design, servindo como ponto de partida antes de esboçar as plantas reais do edifício.
Qual é o objetivo de uma planta?
Existem muitos bons motivos para desenhar plantas antes de iniciar um projeto de construção:
· Elas transformam conceitos em formas tangíveis. As plantas são desenhos arquitetônicos que fornecem uma visão panorâmica das linhas de dimensão, medidas e relações espaciais entre objetos e acessórios. Eles fornecem ao construtor ou designer algo físico para observar e servem como o plano inicial para seu projeto de design.
· Elas tornam o planejamento mais fácil de ajustar. Projetos de planta baixa permitem que você veja o que é possível no espaço que você tem. Se o design da suíte master na casa dos seus sonhos não vai funcionar, uma planta baixa pode ajudá-lo a descobrir o problema no início do processo de design, permitindo que você faça os ajustes necessários.
· Elas podem economizar recursos. A criação de uma planta baixa comunica suas ideias de design com clareza e pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro na compra de materiais ou na contratação de funcionários. Quanto mais detalhes você incluir em seus planos, mais eficiente será o processo de construção.
· Elas podem ajudar a estabelecer o quadro geral. Se você é um corretor de imóveis ou alguém que deseja comprar uma casa, uma planta baixa pode ajudá-lo a imaginar um espaço potencial para o que ele é e o que pode se tornar.
Dicas para fazer e o que as plantas devem incluir
Esteja você criando plantas de construção de casas ou conceituando o espaço de trabalho ideal, os desenhos de plantas devem incluir mais do que apenas o tamanho da sala. As plantas normalmente apresentam:
· Todos os seus espaços de vida e trabalho. Os planos de construção de sua casa devem indicar a localização e configuração dos quartos, corredores, banheiros, cozinha e garagem e / ou porão.
· Todos os layouts de sua sala. As plantas devem mostrar todos os layouts e áreas dos cômodos por andar, como onde ficará a copa da sua cozinha ou como os corredores e escadas irão conectar os cômodos individuais. O layout da sala pode ajudá-lo a ter uma ideia melhor do “fluxo” da casa.
· Portas e janelas. Sua planta baixa deve indicar a localização das portas e outras entradas, onde os móveis principais, como sofás, ficarão, a altura e a largura das janelas e as direções que ficarão, e a altura da largura das portas e onde as portas ficarão na abertura.
· Recursos do quarto. Além do layout dos quartos e espaços, uma planta baixa também pode ajudá-lo a definir o espaço necessário para os aparelhos embutidos, como fornos e geladeiras, e onde a lavadora e a secadora ficarão na lavanderia.
Se você está planejando incluir recursos internos como lareira, por exemplo, será necessário indicá-lo no layout da planta baixa. Uma planta baixa deve descrever o uso de cada cômodo e quaisquer acessórios que acompanham.
Criar uma planta é fundamental para ter todo o escopo do ambiente antes da obra. É possível ter noção de erros e acertos, e prevenir um resultado antes da construção.
Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como fazer a planta de uma casa, continue acompanhando o nosso blog e veja outros artigos.
Pensou em apartamentos à venda em Jaraguá do Sul, pensou em imobiliária Mega Empreendimentos!
Confira outras matérias em nosso Blog.