JARAGUá DO SUL 47 3372-1616 47 99176-9323
Ligamos para Você
2 Fale Conosco
MEGA Empreendimentos Imobiliários
Telefones para Contato

Últimos Artigos » Vale a pena fazer um financiamento imobiliário?

Publicado na Quarta, 01 de abril de 2020, 12h20
Vale a pena fazer um financiamento imobiliário?

O brasileiro já adotou o costume de dizer que pagar aluguel é igual jogar dinheiro fora. Mas na realidade, muitas pessoas ainda não estão preparadas para comprar a casa própria.

A verdade é que muitos não sabem se de fato conseguirão realizar um financiamento de e nem mesmo se as suas parcelas irão caber no bolso. Por isso vale a pena se perguntar, vale a pena fazer um financiamento imobiliário?

Pela experiência que eu tenho no mercado imobiliário, consegui aprender uma coisa...

Não existe uma realidade que seja única ou talvez um caminho que seja único.

Mas existem sim, situações diferentes... Tanto pessoais como sociais diante do mercado.

E são essas situações que podem determinar o que é melhor para o indivíduo.

Sendo assim, algumas pessoas conseguiriam tranquilamente pagar um financiamento, e com certeza investir em um negócio próprio, enquanto outras precisam aprender primeiro como funciona o sistema de financiamento e também quais são as suas respectivas regras.

Afinal, o comprador precisa assumir deveres e responsabilidades para não ter um problema futuro, isso inclui pagar em dia as parcelas, fazer um pré planejamento de sua realidade financeira entre outras.

É preciso lidar com a realidade...

É preciso verificar quais são seus anseios para o futuro, para logo após isso somente, determinar se vale a pena comprar um imóvel agora ou não.

Afinal, se você precisa fazer algum concurso público, mudar de cidade, ou não tem certeza ainda de onde quer morar, seja devido ao trabalho ou outro motivo,  talvez aplicar dinheiro em um imóvel seria um empecilho futuro.

Diferente do caso de já ter família, filhos e precisar de uma casa para um ponto fixo, com certeza já seria uma ideia mais estruturada.

Mas se você percebe que essa é a melhor ideia para você, um financiamento pode sim oferecer várias vantagens para ajudar você a adquirir a casa própria e realizar seu sonho.

Mas é preciso que você entenda perfeitamente como funciona o processo de financiamento e quais serão os seus deveres e responsabilidades daqui para frente.

 

O que você precisa saber antes de financiar sua casa própria

Existem algumas informações que são essenciais no momento de tomar qualquer tipo de decisão antes de iniciar um processo de financiamento imobiliário.

Então, para ajudar você, vamos listar aqui algumas delas, para que leve em consideração no momento de escolher o tipo de financiamento e a empresa que vai arcar com esse custo para você.

Em primeiro, lugar você precisa pesquisar todas as empresas que realizam financiamento.

Pois existem diversos bancos, diferente taxas e condições (tanto especiais ou dificultosas) para o consumidor.

E nisso, até você encontrar a instituição financeira que se adeque ao seu perfil e possa encaixar melhor com sua necessidade, provavelmente a pesquisa irá te ajudar muito a escolher aquela que oferece o ma menor taxa de jutos com maiores vantagens.

A partir do momento que você escolhe o local que deseja comprar, precisa entender que a renda per capita de sua família será levada em consideração.

Afinal, pelo simples fato de ser impossível prever qualquer tipo de problema futuro, a melhor dica que podemos oferecer a você é que quanto maior for a sua entrada, melhor será para você pagar no decorrer dos anos.

Mas isso não significa que você não possa ir amortizando mais parcelas, conforme o tempo for passando.

Eu sei que algumas pessoas aproveitam para se acomodarem devido ao longo prazo e a quantidade de anos que possuem para pagar o valor total da dívida. Mas em um financiamento quanto mais rápido você pagar, melhor!

Primeiro porque você consegue reduzir consideravelmente o valor final daquilo que você está comprando.

E segundo porque você consegue diminuir as parcelas, a ponto delas ficarem quase nulas. Afinal de contas "nós não sabemos o dia de amanhã".

 

Todo cuidado é pouco para não impactar sua renda mensal

Todo financiamento oferece "Impacto" de renda.

Por isso, você vai ter que lidar com uma parcela que não ofereça nenhum tipo de risco a sua qualidade de vida e nem mesmo à sua família.

A recomendação bancária é que você não comprometa pouco mais de 30% de sua renda familiar, ou seja, você precisará fazer um planejamento antes de entrar nessa dívida.

E como a última informação necessária, é que em caso de inadimplência o banco terá TOTAL AUTONOMIA para tomar o imóvel de você, por isso, toda cautela se faz necessária.

Muitas pessoas compraram imóveis para assumir parcelas altas, e outras até mesmo conseguiram dar uma boa entrada, mas devido a algum problema de saúde e outras questões pessoais, acabaram ficando inadimplentes, e perderam direito ao imóvel e tudo o que já pagaram anteriormente.

Portanto, se você queria saber se vale a pena fazer um financiamento imobiliário, a resposta é sim, desde que você saiba exatamente os passos que devem ser tomados, e também esteja preparado para planejar um estilo de pagamento pelo qual não venha a se prejudicar posteriormente.

Caso você precise de ajuda nesse processo, entre em contato conosco para que possamos lhe oferecer todas as informações necessárias e brindar-lhe uma atenção especial.