JARAGUá DO SUL 47 3372-1616 47 99176-9323
Ligamos para Você
MEGA Empreendimentos Imobiliários
Telefones para Contato

Últimos Artigos » Valorização de imóveis após pavimentação: entenda como funciona

Publicado na Quinta, 30 de janeiro de 2020, 10h02
Valorização de imóveis após pavimentação: entenda como funciona

Atualmente, existem muitos casos de valorização de imóveis após pavimentação feita em condomínio ou região equivalente, como área de prédios comerciais e shopping centers.

Esse aumento no valor dos imóveis se torna significativo para os donos dos prédios, especialmente fundos de investimento mobiliário que comandam largas zonas comerciais com recebimento de aluguéis oriundos desses prédios.

Quer saber como o movimento de valorização de imóveis após pavimentação funciona? Então siga a leitura do artigo para entender!

Entenda como funciona a valorização de imóveis

O processo de valorização de imóveis parece ser um mistério para muitas pessoas. Muita gente só chega numa região e percebe que o valor dos prédios próximos aumentou, mas sem entender o porquê ou como o processo aconteceu.

No entanto, o processo de valorização de imóveis não é difícil de entender. Basicamente, assim como tudo no mundo, o preço de imóveis responde às regras básicas da relação entre oferta e demanda.

A oferta é, em poucas palavras, a quantidade de imóveis disponível no mercado. Já a demanda é a vontade que os consumidores têm de possuir aquele imóvel.

Então por que existem casas ou prédios comerciais com diferenças tão grandes? Imagine, por exemplo, em um shopping center. Por que a loja no centro do espaço tem aluguel mais caro que a lojinha escondida no 3º andar?

A razão disso é simples: demanda pelo valor intrínseco de determinado imóvel. A loja no centro do shopping recebe muito mais fluxo de visitantes, uma vez que está numa posição privilegiada.

Isso significa que ela tem mais valor e é mais desejada por quem quer alugar. Logo, a demanda dela é muito maior que a oferta (só existe uma dela) e, portanto, o preço sobe.

Já a lojinha no canto do 3º andar tem menos valor e, por consequência, menos demanda e interesse. Logo, é mais barata.

Por isso, sempre que existem elementos que afetam a valorização de um imóvel, tornando-o mais interessante e com mais demanda, então ele aumenta o seu preço.

Esse é o mecanismo básico da valorização de imóveis. É por isso que determinada região vê um aumento no valor dos seus prédios quando uma nova rodovia é construída, por exemplo, pois facilita o acesso às principais fontes de trânsito.

Em que situações a pavimentação é importante?

A pavimentação, por sua vez, é essencial para o controle adequado de tráfego em qualquer ambiente, seja no cenário global ou nacional do trânsito, seja em pequenos microcosmos, como em um condomínio.

Com o auxílio dos elementos de sinalização viária, como placas, linhas nas vias e sinais luminosos, é possível organizar melhor o tráfego, o que traz uma série de benefícios.

Por exemplo, o fluxo do trânsito é melhor, o que gera menos problemas. Além disso, também diminui o número de acidentes, o estresse das pessoas e cria um clima mais ordeiro e tranquilo.

Por exemplo, pense em um condomínio que investe na aplicação de uma sinalização horizontal adequada. Para quem não sabe, a sinalização horizontal contempla todas as linhas, traços e desenhos aplicados no chão.

Isso inclui a separação de vagas de estacionamento, controle do fluxo na área do estacionamento e lugares comuns e muito mais.

Na prática, o espaço fica mais bonito, bem cuidado e com regulamentos de trânsito discerníveis e que informem bem os condôminos de como se comportar ali dentro. Por consequência, há menos acidentes e maior qualidade de vida.

Como funciona a valorização de imóveis após pavimentação?

Agora que já entendemos como funciona a valorização de imóveis e como a pavimentação é importante mesmo fora do ambiente da rua e dentro de lugares internos, como condomínios ou shoppings, é hora de concluir como funciona a valorização de imóveis após pavimentação.

A lógica simples nos diz que um bom trabalho de pavimentação ajuda a valorizar o imóvel ao torná-lo mais interessante para os consumidores e, portanto, com maior demanda pela sua oferta imutável.

Dessa forma, a pavimentação em um condomínio deixa-o mais atraente. Em primeiro lugar, o condomínio, seja comercial, seja residencial, fica mais bonito com o trabalho de pavimentação atualizado.

Em segundo lugar, ele traz mais benefícios aos moradores, como um tráfego interno mais adequado, menos acidentes, fluxo controlado e cuidado em geral com todas as vagas de estacionamento e outros elementos.

É possível até mesmo definir rotas específicas para a zona de estacionamento de cada região. Por exemplo, como ir mais rapidamente da entrada até a casa X ou ao prédio Y. As placas podem ajudar.

A sinalização vertical também pode ser utilizada para facilitar a informar aos motoristas espaços dentro do condomínio comercial ou residencial, velocidade permitida e muitas outras informações cruciais para garantir um bom fluxo.

Tudo isso gera mais valor ao espaço ao torná-lo mais interessante, fácil de usar e atraente para os consumidores. Logo, há valorização de imóveis após pavimentação.

E aí, o que achou do conteúdo? Gostou? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!