Telefones para Contato
JARAGUá DO SUL 47 3372-1616 47 99176-9323
Ligamos para Você
2 Fale Conosco
MEGA Empreendimentos Imobiliários

Últimos Artigos » O que avaliar ao comprar um imóvel

Publicado na Sexta, 31 de março de 2017, 11h47
O que avaliar ao comprar um imóvel

O que avaliar ao comprar um imóvel

 

O que avaliar ao comprar um imóvel novo - Comprar um imóvel é uma decisão que requer cuidados, afinal este será o seu lar por muito tempo, às vezes até para a vida inteira.

Por isso é importante fazer alguns questionamentos, pensar no seu estilo de vida e o que deseja para o futuro com relação ao seu imóvel.

A ideia é comprar na planta ou já construído? Se a necessidade for de mudança imediata o mais indicado é um imóvel pronto, optando por um recém-construído ou já usado. Se há possibilidade de espera, um imóvel na planta tem as vantagens de ser mais em conta e pode ter a sua interferência em alguns detalhes nos acabamentos.

Se a intenção é construir sua própria casa, a localização é item a ser avaliado: se o bairro é comercial ou residencial, como é o tráfego, se está em lugar mais distante é possível conseguir um terreno maior ou um preço mais acessível. E a segurança não pode ser esquecida: como está a incidência de criminalidade ou se se são realizadas rondas policiais.

 

Se você pensou em adquirir um apartamento deve verificar o que é mais relevante para você: a área privativa ou a área de lazer do prédio? Você tem filhos? Quantos banheiros são necessários? Quase não permanece em casa? Estes questionamentos devem ser feitos, pois tanto o tamanho do apartamento (área privativa) quanto os recursos de lazer oferecidos encarecem o preço. Se não lhe interessa a área de lazer, procure por prédios que valorizam mais a área privativa, do contrário deve procurar por prédios que dão ênfase a área de lazer. Comprar um imóvel invertendo esta ordem, é pagar mais por algo que não desfrutará.

 

Com uma ideia do que você quer comece sua procura. E avalie com carinho: desde a região onde você quer morar até o tamanho dos cômodos, tudo pode influenciar sua decisão. Por isso, é fundamental estar bem informado e bem orientado.

 

Mas o que é preciso avaliar ao buscar um imóvel?

 

Primeiro passo

A ajuda de um corretor é muito importante, pois ele pode orientar e indicar os melhores imóveis e os que mais se adequam ao seu desejo e ao seu perfil. O corretor é a pessoa que irá lhe auxiliar na busca e nos trâmites para que sua escolha seja a mais assertiva.

 

Avaliando o imóvel

Ao entrar em um imóvel, seja casa ou apartamento, faça um check list e verifique:

 

Tamanho e distribuição do espaço

Se a ideia é morar sozinho ou com alguém, um quarto a mais pode virar um escritório e servir eventualmente de quarto de hóspede, quando necessário. Além disso, avalie qual cômodo é a sua prioridade. Vale mais a pena ter um quarto grande com suíte? Ou uma sala mais ampla é o ideal?

 

Área externa

Às vezes, uma pequena varanda já faz toda a diferença no clima da casa. Seja para ter um cachorro, um pequeno jardim ou mesmo para tomar um ar, a área externa é fundamental. Esta escolha pode encarecer um pouco o imóvel, mas o espaço a mais e o ambiente fazem o investimento valer a pena.

 

Iluminação natural

A incidência da luz solar influencia tanto na disposição dos móveis quanto na temperatura do ambiente interno.

 

Garagem

Confira a garagem para ver como é a estrutura, iluminação e a localização e se não será um desafio estacionar. Pode parecer bobagem, mas a disposição dela é muito importante.

 

Condomínio

Se sua escolha for por um apartamento é preciso verificar as taxas de condomínio e avaliar se o valor está de acordo com a infraestrutura do prédio. Se tem elevador, interfone, porteiro, faxineira, área de conveniência, piscina, playground, etc. E lembre-se que este valor deve estar no seu planejamento financeiro.

 

Infraestrutura

Outras situações relevantes são: se morar em local baixo na rua ou no bairro, verifique cotas de alagamento e riscos. Se for no morro certifique-se se há aterro e de que forma foi realizado. Converse com os vizinhos sobre a rua onde você está escolhendo seu imóvel. Observe a infraestrutura local como escolas, supermercados, farmácias, comércios e lazer.

 

Gostou do imóvel? Ótimo! Então vá para o próximo passo nas avaliações.

 

A proposta está ficando cada vez mais interessante e você está propenso a fechar negócio. Há ainda algumas avaliações que são importantes na decisão.

Dentro do imóvel faça uma análise criteriosa e observe:

 

  • A qualidade das portas, assoalho e rodapés.
  • Se quadros de energia e força estão em bom estado.
  • Há pontos para instalação de TV a cabo e internet.
  • As condições dos ralos e locais de drenagem de águas.
  • Há possibilidade de novas construções próximas? Isso afeta sua privacidade?
  • Há focos de formigas, cupim ou outros insetos?
  • Fossa (se existe e em quais condições). Esgotos, caixas de passagens.
  • Telhado, laje e acabamento do teto para identificar goteiras.

 

Um imóvel prestes a ser seu

O sonho está chegando próximo de ser realizado. Agora a negociação e o fechamento são peças chave para a conclusão de um bom negócio. A documentação pode gerar alguns incômodos, mas são necessários.  A presença de um corretor oferece mais segurança e garante que o imóvel seja legalizado de forma correta. A lista de documentos pode variar de um estado para outro, mas o principal ponto é saber se os envolvidos ou o imóvel é alvo de alguma ação que possa impedir a venda.